Amigo Voluntário

O “programa voluntários”, criado pelo Conselho da Comunidade Solidária em 1997, com o objetivo de promover e fortalecer o voluntariado no Brasil, define voluntário como o "cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”. 

O conceito não difere do difundido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para quem voluntário é o "jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos".

Segundo Miguel Darcy, "Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil".

Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento de estar sendo útil a alguém é uma motivação fortíssima para o envolvimento de pessoas como os idosos, aposentados e portadores de deficiências, que a sociedade tende a desvalorizar e considerar inúteis.

(Textos extraídos do artigo: “Responsabilidade Social: O que é e onde se enquadra o voluntariado” de Tiago Henrique Tudisco dos Santos, disponível na página da internet: http://artigos.netsaber.com.br) 

Além da leitura do artigo acima, recomendamos também a da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1.998, que dispõe sobre as condições de exercício do serviço voluntário, que trouxe um avanço significativo para o desenvolvimento do voluntariado no país.

Para trabalho voluntário na APADEME, entre em contato pelo telefone (11) 5528-1188 ou e-mail: secretaria@apademe.org.br